7 Cuidados para reduzir o consumo diesel no caminhão

Você é caminhoneiro ou possui uma frota de caminhões? Então, sabe que gastos com combustível é uma despesa essencial, sem ele, não tem como realizar as viagens. 

Então, o que fazer para diminuir o consumo de combustível? Veja essas dicas que nós preparamos para te ajudar. 

  1. Planeje sua Rota

Já parou para pensar que o planejamento tem tudo a ver com gasto de combustível? Imagine chegar em uma avenida e perceber que o caminhão não pode trafegar ali. Você terá que dar meia volta e procurar outro caminho, e lá se vai mais diesel desperdiçado.

Esse tipo de eventualidade pode ser evitadas fazendo o planejamento e economizando seu tempo e dinheiro.

  1. Substitua o filtro de combustível regularmente 

Manter um filtro de combustível contaminado pode acumular sujeira no sistema injeção do diesel, provocando uma redução da pressão da bomba por entupimento dos filtros.

Isso aumenta o consumo de combustível, e possibilita que a bomba de combustível e outros componentes do motor sejam prejudicados.

Por isso, os filtros de combustível devem ser substituídos regularmente conforme especificado pelo fabricante.

  1. Sempre utilize o freio motor

Além de ser mais seguro, o freio motor também auxilia na economia de combustível, porque ao usá-lo o sistema do veículo reduz o consumo para o mínimo enquanto carrega o sistema elétrico.

Outra boa opção é o freio auxiliar. Ele é composto por um sistema hidráulico que trabalha juntamente com a caixa de marchas e funciona em conjunto com o freio motor e os de serviço, tornando a frenagem mais eficiente e oferecendo mais segurança ao veículo.

  1. Mantenha a manutenção do veículo em dia

Boa parte do excesso de consumo de combustível vem de veículos que apresentam problemas de manutenção, seja por alguma regulagem no motor ou componentes com defeito.

Por isso, todos os filtros de ar, óleo e combustível, devem ser substituídos conforme a sua especificação para garantir o perfeito funcionamento dos motores e o baixo consumo.

  1. Faça a calibragem e alinhamento dos pneus

Quando os pneus não são calibrados e alinhados periodicamente, eles acabam ficando mais aderentes ao chão. E por conta disso, o caminhão roda quase como se estivesse freando levemente, de forma constante.

Isso exige mais força do motor que acaba por aumentar a queima de combustível. Então, se você deseja economizar no combustível, e até mesmo evitar que o veículo se desgasta de forma acelerada, mantenha os pneus sempre calibrados e alinhados.

  1. Não acelere demais

Acelerar muito fará com que você freie com mais frequência. E consequentemente essa aceleração e frenagem acabam consumindo mais combustível do que o convencional.

Por conta disso, o ideal é manter o caminhão sempre em uma velocidade constante, respeitando os limites de velocidade. 

  1. Abasteça em um posto de confiança.

O combustível adulterado aumenta o consumo, além de poder danificar diversos mecanismos do motor. 

Por isso, sempre que for abastecer passe em um posto FAN. Aqui você garante o melhor combustível para seguir viagem com segurança e tranquilidade. 

Gostou das dicas de como reduzir o consumo de combustível do caminhão? Então, encontre o posto FAN mais próximo e aproveite nossa qualidade e atendimento de excelência!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *